Pular para o conteúdo

Manutenção de Radares Meteorológicos para o CEMADEN

Manutenção de Radares Meteorológicos para o CEMADEN
Desde de julho de 2017, a ATMOS realiza a manutenção das nove estações de radares meteorológicos de banda S, doppler, com dupla polarização, pertencentes ao CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Estas estações realizam um serviço de monitoramento das condições ambientais (chuvas observadas e previstas). O objetivo principal do CEMADEN é realizar o monitoramento e emitir alertas de desastres naturais que subsidiem salvaguardar vidas e diminuir a vulnerabilidade social, ambiental e econômica decorrente desses eventos.
A ATMOS realiza a manutenção preditiva, preventiva e corretiva desses radares, desde radome, antena, pedestal, gabinete do radar (transmissor, receptor, unidade de distribuição de potência, workstation de controle do radar), unidade principal de distribuição, guias de onda, sistema de transmissão de dados via internet para o CEMADEN, entre outros.
Nos laboratórios da ATMOS, são realizados reparos dos itens em pane, até nível de terceiro escalão (componentes eletrônicos), a partir de procedimentos, programas e dispositivos de teste desenvolvidos pela própria ATMOS.